www.cpfpiadosul.com.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Histórico de Criação

E-mail Imprimir PDF

Conforme ATA nº 001 de 07 de dezembro de 1957, às 15h, um grupo de jovens estudantes composto por: Paulo Ruy Rodrigues Leal, Nereu Medeiros, Livio Medeiros, Wladimir Silvestre, Jorge Klug, Ely Dornelles Ferreira, Waldir Silvestre de Oliveira, Nelson Coutinho, Laudelino Medeiros e Antonio Hundertmarck, inspirados pelas bênçãos de São Pedro e com a finalidade de pesquisar as caras tradições do nosso Rio Grande do Sul, fundaram uma sociedade à qual deram o nome de Centro de Pesquisas e Folclore PIÁ DO SUL.

Entidade recém fundada teria como objetivo: cultuar as tradições do Rio Grande do Sul, difundido sua história, costumes e folclore; promover a pesquisa e o estudo de tudo o que estiver ligado ao passado histórico do Rio Grande do Sul, buscando sempre elevar, cada vez mais, a moral e a cultura do Estado; dar apoio a todas as iniciativas que tenham finalidade idêntica às suas, acatando e defendendo as Constituições Federais e Estaduais, porém, sem desenvolver qualquer atividade político - partidária, racial ou religiosa.

A ATA nº 006 de 18 de abril de 1959 registrou a Assembleia Geral que teve como finalidade a aprovação do Estatuto da Entidade e alteração de sua denominação de Centro de Pesquisas e Folclore Piá do Sul para CENTRO DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS PIÁ DO SUL.

As primeiras Rodas de Chimarrão aconteceram nas residências dos sócios Waldir Silvestre e Orlando Andrade. A primeira Roda de Chimarrão, que aconteceu no seu galpão provisório onde hoje encontra-se a sua sede foi registrada na Ata nº 016, de 14 de setembro de 1959. A sede do CPF Piá do Sul localiza-se na rua Justino Couto, 179, e foi inaugurada no dia 07 de dezembro de 1968.

A Entidade é reconhecida como Utilidade Pública Estadual e Municipal, com Registro como Empreendedor Cultural Estadual e Municipal. Registrado também na Secretaria de Trabalho, Cidadania e Ação Social, conquistou o Selo de Qualidade e Autenticidade “ISO TCHÊ” concedido pela Fundação Cultural Gaúcha.

O Centro conta com quatro Invernadas de Danças Gauchas: Invernada Xirú; Invernada Adulta; Invernada Juvenil e Invernada Mirim. E ainda possui uma escolinha para formação de peões e prendas dançadores.

Atualmente o CPF Piá do Sul é Bicampeão do Desfile Farroupilha de Santa Maria, Tricampeão do ENART e Tricampeão do JUVENARTE.

 

Última atualização em Seg, 17 de Setembro de 2012 13:58  

Colaboradores

Faça parte desta relação!

Banner
Banner
Banner

Traga sua empresa para divulgarmos na nossa página.